Sede - Rua Luigi Batistini, 120 - Batistini, SBC - SP

Seg a Sex - 8h00 as 18h00

LIGUE AGORA

(11) 4353-1000

LIGUE AGORA
ENVIE SUA MENSAGEM

vendas@dinamicacomercial.com.br

ENVIE SUA MENSAGEM

Categorias

Sistema de Água Nebulizada (Water Mist) e suas características

O sistema de Água Nebulizada (Water Mist) foi criado em meados de 1940 nos Estados Unidos para fins específicos das unidades marítimas de produção. A sua utilização ganhou força na década de 90 em função da criação do “Protocolo de Montreal (1993), o qual estabeleceu regras que restringem o uso de produtos e agentes nocivos a camada de ozônio para o combate a incêndio. Atualmente este sistema tem sido desenvolvido para diversas aplicações, tais como, a proteção de data centers e turbinas a combustão até edifício comerciais, históricos e hospitalares.

A tecnologia de Água Nebulizada (Water Mist) consiste em um sistema fixo e automático de proteção contra incêndio que usa água atomizada para controlar, suprimir ou extinguir o incêndio. De acordo com a NFPA750 (2015) a tecnologia de Água Nebulizada (Water Mist) é definida como uma aspersão de água para o qual 99% do volume total de água é descarregada em gotículas com diâmetros inferiores a 1000 micras (µm), à pressão mínima de funcionamento nominal do bico de Água Nebulizada.

O sistema de Água Nebulizada (Water Mist) é composto por bicos apersores conectados a uma rede de tubulação contendo água e sendo alimentado por uma fonte de abastecimento, podendo operar em 3 faixas de pressão; Baixa Pressão, Média Pressão e Alta Pressão.

Os sistemas de Baixa pressão, operam a uma pressão máximo de até 12,1 bar, sistema de média pressão são projetados para operar na faixa de pressão de 12,1 bar a 34,5 bar, e o sistemas de alta pressão são projetos para operar com 34,5bar ou pressões maiores.

O sistema está fundamentado em mecanismos de ação para o combate ao incêndio os quais classificados como primários e secundários.

Os mecanismos classificados como primários são: resfriamento, deslocamento do oxigênio e diluição do vapor combustível.

O resfriamento ocorre quando as gotículas de água entram em contato com as chamas e com o material combustível que ainda não atingiu o seu ponto de fulgor.

O deslocamento do oxigênio se dá em função da rápida transformação da Água Nebulizada em vapor, fazendo com que ocorra a redução da concentração de oxigênio no ambiente devido a evaporação e expansão das gotículas de água.

A diluição do vapor combustível é função da mistura da Água Nebulizada com o vapor do combustível, proporcionando assim a sua diluição e diminuindo a sua concentração e tornando-o insuficiente para queima.

Já os mecanismos secundários são classificados como atenuação do calor por radiação e efeitos cinéticos nas chamas.

A atenuação do calor por radiação ocorre quando as gotículas em suspensão no ambiente formam uma barreira contra o calor irradiado, absorvendo a energia e reduzindo a evaporação dos combustíveis.

A eficácia do sistema de Água Nebulizada está relacionada diretamente com as características da pulverização produzidos pelos bicos aspersores. Os principais fatores são: o tamanho da gota, densidade do fluxo e o momento da pulverização.

As gotas podem ser classificadas conforme o seu tamanho. A NFPA 750 (2015) classifica o sistema de Água Nebulizada de acordo com o tamanho das gotas com diâmetros inferiores a 1000µm.

  • Classe 1 – Sistema com 90% do volume de névoa com gotas de diâmetros igual ou inferior a 200µm;
  • Classe 2 – Sistema com 90% do volume de névoa com gotas de diâmetros entre 200µm a 400µm;
  • Classe 3 – Sistema com 90% do volume de névoa com gotas de diâmetros entre 400µm a 1000µm;

O sistema de Água Nebulizada (Water Mist) como sistema de combate a incêndio, embora ainda pouco utilizados, tem se mostrado um importante sistema e indicado para diversas aplicações, pois não causa impactos ambientais e operar com um volume baixo de água, proporcionando a escolha deste sistema como uma alternativa aos sistemas de proteção por agentes gasosos.

Engº Luis Fillipe de Lima Santos

Referências

MACEDO, Ueldo da Silva; OLIVEIRA, Luiz Santana. Uso do sistema de Water Mist para ações de combate a incêndio em unidades marítimas de produção, 2014.

NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION. NFPA 750: Standard on Water Mist Fire Protection System. 2000. Ed.